quinta-feira, 30 de abril de 2009

Severo em Marcha

O programa de 14 de março apresentou o trabalho da Severo em Marcha. Naturais de Passo Fundo e há dois anos radicados em Porto Alegre, os caras já acumulam passagens pelas edições de 2007 e 2008 do Gig Rock.

Em dezembro último saiu o
disco de estréia, O Tempo é Quando eu Quero. Com oito faixas, cada uma assinada por um produtor dieferente (entre eles, Duca Leindeker, Iuri Freiberger, Alexandre Birck, Ray-Z e Paulo Arcari), o álbum foi lançado no Teatro de Câmara Túlio Piva, em um show ao lado da Superguidis.

Cinco das músicas do disco podem ser baixadas no Tramavirtual e também ouvidas no MySpace.

O programa, que teve ainda uma entrevista com o vocalista e guitarrista Ricardo Sabadini, está agora disponível no link abaixo:








Download

Tiago Iorc

O Estúdio B deste sábado apresenta o trabalho de estréia de Tiago Iorc. Lançado em abril do ano passado pela Som Livre Apresenta, projeto da gravadora Som Livre dedicado a novos músicos e bandas do cenário independente ainda desconhecidos do grande público (o ótimo segundo disco da Tom Bloch, de Pedro Veríssimo, já apresentado no programa, saiu pelo selo), Let Yourself In traz oito composições de Iorc cantadas em inglês. Canções essencialmente pop e com bons arranjos produzidas por Alexandre Castilho e Victor Pozas.Ticket to Ride, dos Bealtes, e My Girl, dos Temptations, ganharam versões. Com três músicas integrando trilhas de duas produções para a televisão e uma para o cinema, o álbum ganhou projeção, mesmo sem grande divulgação.

No programa, rodam
cinco faixas do disco, uma ao vivo nos estúdios da FM Cultura.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Yanto Laitano II

Logo abaixo, o link com o programa de sábado, que apresentou o novo single de Yanto Laitano. As duas músicas, "Meu Amor" e "Eu Não Sou Daqui", farão parte do primeiro disco solo do músico, Horizontes e Precipícios, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano.

Além das músicas, uma entrevista com o cara.
Confere!








Download

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Yanto Laitano

Amanhã tem Yanto Laitano no Estúdio B. Pianista, cantor e compositor experiente, Yanto é mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diretor musical da Companhia de Teatro Circo Girassol desde 1996 e membro do EX-MACHINA, grupo de compositores de música contemporânea. Depois de muito tempo dedicado a projetos de música erudita e de composição de trilhas para curtas e média-metragens gaúchos de diretores como Gustavo Spolidoro, nos últimos meses, Yanto trabalha nas músicas que farão parte de seu primeiro disco solo, Horizontes e Precipícios. Rock sem guitarras com belas melodias e uma cozinha formada por Luciano Albo, ex-Cascavelettes, no baixo, e Gustavo Teles, da Pata de Elefante, na bateria, além de participações de músicos convidados no sopro.

O primeiro single com duas faixas já está disponível no MySpace e no TramaVirtual.

No programa, vão rodar quatro músicas que estarão no disco, além de uma entrevista com o cara.


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Canja Rave

O duo Canja Rave é formado pela baterista Paula Nozzari, ex-Cidadão Quem, e pelo guitarrista carioca Christian Kochenborger. Em dezembro passado, eles estiveram na FM Cultura para participar do último Estúdio B do ano. No programa, rodaram músicas do primeiro disco da dupla, Da Canja à Rave, além de uma entrevista.

De lá pra cá, a agenda do casal foi movimentada. Além de shows em Porto Alegre, eles se apresentaram no South By Southwest, um dos maiores eventos de música, cinema e arte alternativa dos Estados Unidos, que acontece em Austin, no Texas,
em março. Ainda em território americano, em Detroit, gravaram o single Badango, nos estúdios do produtor Jim Diamond, que trabalhou nos dois primeiros discos do White Stripes.

O blog tem informações e fotos dos shows e gravações que o duo fez lá fora e disponibiliza o disco para download.

A dupla já havia feito uma tour nos Estados Unidos em julho passado, com 13 shows, como contou no programa, que está no link abaixo:









Dowload

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Apolonio II

Como prometido, pra quem perdeu, o programa de sábado está disponível aqui no blog. São seis faixas do EP Volume 1 e mais um entrevista com o Malásia, ex-percussionista da Ultramen, que ao lado da atriz Tainá Müller, forma a dupla gaúcha da Apolonio, banda paulistana liderada pelo produtor e dj Julio Mairena.

O post de sexta-feira, 17 de abril, tem mais informações da banda. O programa está aí:








Download

Foto: Otávio Sousa

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Apolonio

Foto: Alessandra Falbo

Amanhã tem Apolonio no Estúdio B. Para o desavisados esse é apenas um dos projetos em que o ex-percussionista da Ultramen, Malásia, está envolvido desde que se mudou para São Paulo, em maio passado. Ele também discoteca em clubes da noite paulistana e trabalha numa produtora musical. Quem também está na banda é a atriz Tainá Müller, que estrelou "Cão sem Dono", filme dirigido por Beto Brant, com roteiro adaptado do romance "O Dia em que o Cão Morreu", de Daniel Galera, e que foi filmado aqui em Porto Alegre.

A Apolinio foi criada por Julio Mairena - dj, produtor musical e agitador cultural da forte cena independente da capital paulista - que, com algumas músicas na mão, formou a banda para uma série de apresentações no Clube Praga. A brincadeira ficou séria e deu origem a Volume 1, EP com sete músicas, que acaba de sair. O disco está disponível para download no Link, que também está no Myspace deles.

Amanhã e no próximo sábado a banda já tem confirmada mais duas apresentações no Praga.Os caras já tem convites para tocar fora do Brasil e, em breve, estarão em Porto Alegre. No Estúdio B de amanhã, vão rodar seis das sete músicas que estão no EP, além de uma entrevista com o Malásia. Não perca!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Rafael Sonic

O Estúdio B de 7 de março mostrou um pouco do trabalho de Rafael Sonic. No programa, rodaram músicas de Ensolarado, disco que o músico lançou em dezembro do ano passado e Soturno, que saiu no começo de janeiro, ambos virtualmente, como todos seus outros trabalhos.

Sonic nasceu e vive em Guaíba e na casa em que mora, onde mantém um estúdio, compõe e grava as músicas que estão em seus seis discos lançados desde 2006: Trilha Infantil de Rafael Sonic, com trilhas compostas para peças infantis; Histórias de Quem Sai de Casa; Coisas do Além, e Depois; Versões, além dos dois já citados.

O bom jornalista do caderno de Cultura de qualquer jornal impresso acertaria a mão na adjetivação se definisse Sonic como o cancioneiro de Guaíba. É isso que ele faz. Canções. Belas canções com ótimos arranjos e letras bem escritas. O difícil que parece simples. As dores do amor, a lua, o sol, a chuva, livros, a infância, a amizade, o próprio fazer música. Está tudo ali. Nas palavras de Sonic, "no amor, quando tudo acaba, o que resta é o papel, a caneta e o violão, e a canção nasce. Dói ter que relembrar, mas compor não é para ser fácil mesmo." O exercício da composição resulta, em seu caso, em ótima música.

Infelizmente, o Estúdio B com Sonic não ficou salvo. Mas o perfil do músico no site da Tramavirtual disponibiliza todos os discos para download. Também tem o Myspace. Não dá para perder.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Projeto Rock Start

A lista de bandas de qualidade do cenário independente de Porto Alegre é longa. A maioria delas tem perfis no myspace, tramavirtual e last.fm, além de comunidades no orkut, sites oficiais e blogs de divulgação. Até aí, o caminho natural seguido por artistas independentes ao redor do mundo, que têm a seu favor a facilidade de gravar músicas com boa qualidade do computador de casa e de se valer da internet como vitrine.

Enquanto gravar e mostrar as músicas se torna tarefa simples, tocar ao vivo, porém, é cada vez mais difícil. Apesar do surgimento de festivais e de novas casas de shows, o espaço ainda é reduzido para o grande número de bandas que surgem na cidade. Projetos como o Rock Start aparecem como um alento para os "sem-palco".

Idealizado pela produtora Drika Oliveira, o evento nasceu com o objetivo de projetar o trabalho das bandas independentes gaúchas por meio de um evento fixo semanal. Os shows do projeto acontecem desde outubro de 2008 e o lançamento da edição de 2009 acontece amanhã, com a apresentação das bandas Suco Elétrico e Andina (que já rodaram no Estúdio B), a partir das 21h, no palco do Revolution Pub (Av. Plínio Brasil Milano, 75), com ingressos a R$ 10.

Em entrevista ao blog do Programa Estúdio B, Drika falou da concepção do Rock Start, de como é feita a seleção das bandas e do cenário de rock independente da cidade.

Como surgiu a idéia de criar o Rock Start?

O Rock Start surgiu em setembro de 2008. Sempre acreditei no talento das bandas de rock aqui do Rio Grande do Sul e, por isso, ajudei muitas delas com divulgação de internet e algumas coisas mais. Quando comecei a me envolver com bandas independentes, percebi o quanto era difícil para elas conseguir lugares para tocar, e assim surgiu a idéia do projeto. Temos aqui no estado bandas realmente muito boas e que só precisam de uma oportunidade para mostrar o seu trabalho.


Quantas edições estão confirmadas para 2009?

Passamos por várias etapas até conseguir chegar aqui - outros bares, outros dias da semana - e tudo foi um grande aprendizado para ir aperfeiçoando o Rock Start e chegarmos no formato atual. Estamos com a agenda de abril e maio fechada e temos uma lista enorme de bandas cadastradas. Nosso propósito é que essas bandas possam estar com a gente tocando no Revolution Pub ao longo desse ano. Ainda tem muita coisa para acontecer e muitas idéias para colocar em prática dentro do Rock Start, mas queremos esperar pelo momento certo.


Como é feita a seleção das bandas?

As bandas enviam o material (músicas, fotos, links de seus sites etc.) e nós ouvimos uma por uma. O critério de avaliação é baseado no potencial de cada banda e, claro, na qualidade do que recebemos. Músicas boas, myspace e fotolog caprichados, postura de palco, uma relação legal com os fãs e vontade de fazer sucesso são o "passaporte" para a banda ser convidada a tocar no Rock Start.


São sempre duas bandas tocando juntas. A idéia é colocar artistas que tenham trabalhos que de alguma forma dialoguem um com o outro?

A idéia é colocar bandas que tenham estilos semelhantes para tocar no mesmo dia. Assim, o público de uma pode se identificar com o som da outra também. Mas já aconteceu de bandas com estilos diferentes tocarem no mesmo dia, gerando uma interação muito bacana também. Cuidamos sempre para variar bastante o tipo de som a cada semana, mas sempre no conceito de rock.


As bandas independentes têm hoje a facilidade de gravar material com boa qualidade do próprio computador e divulgá-lo de várias maneiras (myspace, blogs, last.fm, tramavirtual etc.) Na tua visão, o problema surge na hora de fazer shows? É com esse intuito que surge o Rock Start, o de colocar as bandas do cenário independente no palco?

Hoje em dia existem muitas bandas talentosas que ficam "escondidas" exatamente por não ter um lugar onde possam mostrar o seu trabalho ao vivo. Muitas pessoas não acreditam em bandas independentes, não dão oportunidade. Me parece que, para estas pessoas, é preferível fechar shows com bandas já consagradas apenas para faturar e, sem dúvida, essa não é a visão nem a proposta do Rock Start. Nosso projeto tem a intenção de abrir espaço para as novas bandas, dando oportunidade para que elas façam, quem sabe, o melhor show de suas vidas, sendo aplaudidas pelo público e continuando a acreditar no seu trabalho e nos seus ideais.

Queremos ser o "start" de uma nova fase para todas as bandas que tocarem conosco. Daí, inclusive, veio a proposta do nome do projeto, num trocadilho com a expressão "rockstar", que é exatamente como queremos que cada músico se sinta no palco durante seu show. Sempre vou incentivar as bandas para que continuem atrás do seu sonho. Não podemos deixar o rock morrer.


Há projetos de gravar trechos dos shows e de no futuro produzir algum material ao vivo das bandas que participam?

Na verdade, pensamos nisso sim e já fizemos testes em alguns shows. Idéias é o que mais temos e pretendemos colocá-las em prática conforme as coisas que planejamos forem acontecendo. Sem dúvida, quem acompanhar o Rock Start vai se surpreender!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Fapo & os Humanóides

Pernambucano radicado em Porto Alegre, Felipe Apolônio atende como Fapo e ao lado de sua banda, os Humanóides, faz um dos trabalhos mais interessantes da nova safra do rock produzido em Porto Alegre.

Com uma pitada de influências nordestinas somada à sonoridade pesada do weissenborn (guitarra slide muito utilizada por Ben Harper), o recifense apresenta originalidade rara em meio a mesmice do "novo rock" produzido na cidade. O multi-instrumentista também é responsável pelo banjo, em lindas composições como Naquele elevador, o ukulele (pequena guitarra havaina) e as guitarras e violões de seu disco de estréia, intitulado Fapo & os Humanóides, que acaba de ser lançado. Ao lado de Fapo estão Fernando Degar, nas guitarras, Ricardo Ourique, no baixo e Adriano Rocha, na bateria.

O programa do dia 4 apresentou algumas das músicas do álbum.

Quem perdeu, pode conferir agora no link abaixo:








Dowload

Estúdio B na Internet


O Estúdio B, da FM Cultura 107,7 (Porto Alegre/RS), vai ao ar todos os sábados, às 22h, e também pode ser ouvido pelo site www.fmcultura.com.br.

A partir de hoje, os programas estarão diponíveis para download e audição neste blog, que contará com informações adicionais das bandas participantes, além de notícias do cenário da música independente gaúcha, brasileira e internacional. Agenda de shows, festivais e notícias de arte independente também terão aqui o seu espaço.

Estamos sempre abertos a sugestões e críticas pelo email estudiob@fmcultura.com.br ou pelo telefone 51 - 3230.1575.